Atualmente, a Pequena Central Hidrelétrica Foz do Estrela está sendo instalada no curso do Rio Iratim e Rio da Estrela – afluentes que perpassam Coronel Domingos Soares, município da região sul do Paraná.
Na etapa anterior a construção do empreendimento energético, foram identificados um total de 12 sítios arqueológicos na área de pesquisa, caracterizados como sítios líticos e litocerâmicos a céu aberto. O mapeamento deste conjunto de sítios, realizado durante a prospecção arqueológica, revelou o alto potencial da área e tornou necessária, durante a fase seguinte, a execução do Monitoramento Arqueológico. As ações em campo abrangem o acompanhamento das atividades que envolvem o revolvimento do solo com o intuito de contribuir com a salvaguarda dos novos sítios que estão cobertos pelo sedimento.
Durante os primeiros meses de monitoramento houve a identificação de uma série de sítios inéditos. Entre os dias 10 de junho e 31 de agosto foram registrados 8 novos sítios arqueológicos. Além dos sítios arqueológicos líticos e litocerâmicos, citados anteriormente, foram encontradas também casas subterrâneas. Este material traz importantes informações sobre o modo de vida dos grupos que ocuparam o ambiente no passado, auxiliando no entendimento e construção do conhecimento sobre os homens e mulheres que viveram nas proximidades dos rios Iratim e da Estrela.