O Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico da linha de transmissão (LT) 230 kV Andirá Leste – Seccionamento (Assis – Salto Grande), encontra-se agora na etapa de monitoramento arqueológico e ocorre durante a implantação da linha de transmissão. As atividades iniciaram em janeiro de 2018 e revelaram um sítio arqueológico inédito, denominado Cambará 6. O sítio arqueológico é composto por materiais lascados e polidos em arenito silicificado e calcedônia e foi identificado no final do mês de março pela Luciana de Souza Santos, arqueóloga coordenadora de campo deste monitoramento.
Quando sítios arqueológicos como este são encontrados, é reforçada a importância do acompanhamento de um arqueólogo durante a implantação de empreendimentos, consistindo importante aporte à proteção do patrimônio arqueológico nacional e a melhor compreensão do padrão de assentamento daquela parcela da bacia hidrográfica do Paranapanema.
Em etapas anteriores da pesquisa, a equipe de arqueólogos da Espaço Arqueologia realizou o resgate dos sítios Cambará 3 e Cambará 4. Você pode verificar informações sobre este resgate aqui. O sítio Cambará 5, também registrado na etapa anterior desta pesquisa, por estar na área de influência indireta, foi sinalizado através da fixação de placa em padrão disponibilizado pelo IPHAN com identificação do sítio arqueológico.