Pesquisadores da Espaço Arqueologia identificaram dois sítios arqueológicos durante a execução das atividades de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico, na área de implantação da PCH Arrozeira Meyer, realizadas no período de 2 a 9 de setembro de 2017, no município de Rio dos Cedros, região do Médio Vale do Rio Itajaí, em Santa Catarina.
O primeiro sítio arqueológico identificado, trata-se de uma bacia de polimento localizada no leito do Rio dos Cedros, a qual servia para dar acabamento aos artefatos líticos polidos produzidos por populações antigas. O outro sítio é composto por materiais líticos dispersos sobre a superfície de um terreno relativamente plano, em área de meia encosta, situada na área do empreendimento.
Em paralelo às atividades de campo, foram realizadas ações de divulgação e extroversão da pesquisa em duas escolas do município, no Museu da Imigração e junto aos moradores das localidades próximas ao empreendimento. Nas atividades de divulgação foram abordados temas relacionados à arqueologia e Patrimônio Cultural, bem como, dado enfoque ao bem patrimonial tombado em esfera federal Escola Rural e Casa do Professor, localizado neste município.
Na oportunidade, os pesquisadores realizaram entrevista com um morador local, o qual relatou que seu pai, que hoje está com noventa anos de idade, realizou seus estudos nesta escola. Esta entrevista, consistiu numa importante fonte de informações sobre a história da Escola Rural e Casa do Professor, pois, trata-se do testemunho de uma pessoa que mora há muito tempo naquele local, fazendo parte do cotidiano da comunidade onde está inserido o bem patrimonial.
As próximas atividades de pesquisa estarão concentradas nos estudos sobre os sítios arqueológicos identificados, assim como, o planejamento de ações educativas envolvendo a preservação e difusão do patrimônio cultural desta região.