Pesquisa conduzida pela Espaço Arqueologia no município de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, revelou no ano de 2023 a existência de três sítios arqueológicos líticos, denominados Ferraria 1, Ferraria 2 e Ferraria 3. Estes sítios arqueológicos foram objeto de estudo pela mesma equipe, tendo em vista compreender a ocupação do território e a tecnologia aplicada na confecção de artefatos líticos.
Essas ocupações pré-coloniais representam um avanço nas pesquisas arqueológicas na região, localizada no Planalto Meridional Brasileiro, com altitudes variam entre 500 e 1200 metros. A área também se destaca por uma transição ecológica relevante, marcada pela presença da Floresta Ombrófila Mista montana e da Floresta Ombrófila Mista alto-montana, fornecendo condições ambientais distintas que influenciaram as ocupações humanas pré-coloniais.
Os sítios arqueológicos Ferraria 1, Ferraria 2 e Ferraria 3 foram identificados entre topos e a meia encosta de colinas, abrangendo áreas entre 276 a 550 m². O material arqueológico consiste em vestígios líticos encontrado principalmente em superfície, muitos deles impactados por atividades agrícolas.