Pesquisa arqueológica em Araquari, litoral norte de Santa Catarina

Pesquisa arqueológica em Campina Grande do Sul, Paraná
9 de setembro de 2024
Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico em Guarapuava/PR
25 de setembro de 2024

Arqueólogos da Espaço realizaram estudos de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico em uma área de mineração

O litoral de Santa Catarina é reconhecido no Brasil e no mundo pela grande concentração de sítios arqueológicos do tipo Sambaqui. Além das centenas de sambaquis já mapeados, estima-se que ainda haja sítios arqueológicos soterrados a serem descobertos, como foi o caso do sambaqui Monte de Trigo, pesquisado pela equipe da Espaço Arqueologia no âmbito do processo de duplicação da BR-280, no município de São Francisco do Sul.

Cientes da possibilidade de haver sítios dessa tipologia sob densas florestas ou mesmo sob sedimentos depositados em ambientes fluviais, lagunares e praiais nos últimos 5 mil anos, arqueólogos da Espaço realizaram estudos de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico em uma área de mineração, no município de Araquari.

No local foram escavados, aproximadamente, 170 poços-teste e efetuados caminhamentos e verificações sistemáticas da superfície e perfis expostos. Como resultado, não foram identificados vestígios ou sítios arqueológicos.

Sambaquis são montes produzidos a partir do acúmulo de conchas, que podem atingir alturas e áreas variadas. Construídos por populações pescadoras-caçadoras-coletoras entre 6 e 1 mil anos atrás.

Dentre os sítios arqueológicos em Araquari, destaca-se nesta pesquisa os Sambaquis Rainha I e Rainha II, especialmente relevantes devido à proximidade com a área pesquisada.

No início do Século XX muitos dos sambaquis existentes no município de Araquari foram parcialmente destruídos devido a utilização das conchas para pavimentação de estradas e produção de cal, contudo, desde a promulgação da Lei n° 3924/61 esses sambaquis, assim como outros tipos de sítios arqueológicos, são bens acautelados e protegidos pela União, devendo ser preservados e valorizados.

Visando ampliar o conhecimento da população local sobre a existência desses sítios arqueológicos associados às pesquisas, foram realizadas atividades de divulgação do patrimônio, esclarecimento e extroversão da pesquisa, fundamentais no processo de socialização e valorização dos diferentes bens culturais acautelados pelas diferentes esferas da administração pública.
SOLICITE ORÇAMENTO