Sambaquis são montes produzidos a partir do acúmulo de conchas, que podem atingir alturas e áreas variadas. Construídos por populações pescadoras-caçadoras-coletoras entre 6 e 1 mil anos atrás.
Dentre os sítios arqueológicos em Araquari, destaca-se nesta pesquisa os Sambaquis Rainha I e Rainha II, especialmente relevantes devido à proximidade com a área pesquisada.
No início do Século XX muitos dos sambaquis existentes no município de Araquari foram parcialmente destruídos devido a utilização das conchas para pavimentação de estradas e produção de cal, contudo, desde a promulgação da Lei n° 3924/61 esses sambaquis, assim como outros tipos de sítios arqueológicos, são bens acautelados e protegidos pela União, devendo ser preservados e valorizados.
Visando ampliar o conhecimento da população local sobre a existência desses sítios arqueológicos associados às pesquisas, foram realizadas atividades de divulgação do patrimônio, esclarecimento e extroversão da pesquisa, fundamentais no processo de socialização e valorização dos diferentes bens culturais acautelados pelas diferentes esferas da administração pública.