Pesquisa arqueológica em Barreiras, Estado da Bahia

Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico em Paranaguá, Paraná
29 de maio de 2024
Pesquisa arqueológica em Fazenda Rio Grande no Paraná
19 de junho de 2024

Estudos foram desenvolvidos nas áreas de influência de um empreendimento de transmissão de energia elétrica.

No mês de maio de 2024 a equipe da Espaço Arqueologia executou atividades de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico em toda a extensão de uma linha de distribuição de alta tensão (LDAT) que será instalada no município de Paranaguá.

Com 3,4 km de extensão total, a LDAT será instalada entre a subestação Posto Fiscal, situada às margens da Rodovia PR-277 e seguirá pela margem esquerda do rio Emboguaçu Mirim até atingir seu ponto final.

As áreas de influência da LDAT caracterizam-se pelo seu alto potencial arqueológico, que é caracterizado pela existência de vários sambaquis mapeados, principalmente, nas margens da baía de Paranaguá, na foz de rios como Emboguaçu, Emboguaçu Mirim, Itiberê e outros.

Como resultado da pesquisa não foram identificados sítios arqueológicos inéditos. Contudo, como parte das ações de campo, foi promovida a divulgação dos sítios arqueológicos existentes nas imediações da LDAT e foram realizados esclarecimentos junto à comunidade local, tendo como objeto a pesquisa e o contexto arqueológico da região.

Cabe ressaltar que estudos de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico estão associados a processos de licenciamento ambiental de empreendimentos, e visam o cumprimento da legislação vigente que trata da proteção do Patrimônio Arqueológico, como as Leis n° 3924/61 e 9605/98.
SOLICITE ORÇAMENTO