Pesquisa arqueológica em Campina Grande do Sul, Paraná

Arqueologia preventiva no município de Penha/SC
27 de agosto de 2024
Pesquisa arqueológica em Araquari, litoral norte de Santa Catarina
19 de setembro de 2024

Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico nas áreas que serão afetadas pela duplicação de uma rodovia estadual

No decorrer do mês de agosto deste ano, a equipe da Espaço Arqueologia desenvolveu os estudos referentes ao programa de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico nas áreas que serão afetadas pela duplicação de uma rodovia estadual, localizada no município de Campina Grande do Sul, região de Curitiba, Paraná.

As pesquisas bibliográficas que antecederam as atividades de campo indicaram o alto potencial arqueológico do local, evidenciado pela existência de sítios registrados a poucos quilômetros da poligonal em estudo.

Conforme dados obtidos na literatura, o contexto arqueológico da região é composto, principalmente, por sítios associados a caçadores-coletores antigos, populações horticultoras e ceramistas Jê Meridionais e Guarani, e evidências materiais das ocupações históricas.

Em campo, a partir da avaliação da paisagem, constatou-se que, de fato, a região apresenta alto potencial arqueológico, contudo, também se verificou seu avançado estágio de urbanização.

De acordo com o arqueólogo Alessandro De Bona, coordenador de campo do projeto, “o trecho abrangido pela pesquisa está situado em área de relevo suave e suave-ondulado, variando entre a meia encosta e o topo de vertentes onde se encontram cursos de água e banhados de elevação. Os aspectos naturais verificados são muito semelhantes àqueles em que comumente se encontram sítios associados aos caçadores-coletores e aos povos Jê Meridionais.”

No âmbito das atividades de campo, foram executados caminhamentos sistemáticos e escavação de poços-teste sobre malha regular de 50 metros, contudo, não foram identificados vestígios arqueológicos.

A divulgação da pesquisa e o esclarecimento dos aspectos relacionados ao patrimônio cultural regional foram tratados com moradores e trabalhadores do entorno da área pesquisada, com os quais foram realizadas conversas e foram entregues materiais didático informativos.

A pesquisa, executada no âmbito do licenciamento ambiental, cumpriu com os procedimentos previstos na Instrução Normativa IPHAN n° 01/2015 e, consequentemente, com as Leis n° 3924/61 e 9506/98.
SOLICITE ORÇAMENTO