Pesquisa arqueológica em Fazenda Rio Grande no Paraná

Pesquisa arqueológica em Barreiras, Estado da Bahia
11 de junho de 2024
Sítios arqueológicos inéditos são identificados no Rio Chopim, Paraná
2 de julho de 2024

A equipe esteve na região metropolitana de Curitiba para realizar um estudo de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico

Pesquisadores da Espaço Arqueologia estiveram na região metropolitana de Curitiba para a realização de um estudo de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, dessa vez, sobre um local em que será instalada uma futura área industrial.

O município de Fazenda Rio Grande, onde foi realizada esta pesquisa, possui quatro sítios arqueológicos registrados junto ao IPHAN, dos tipos cerâmico e lito-cerâmico, todos do período pré-colonial.

De acordo com o banco de dados de Portarias, alimentado pelo IPHAN entre os anos de 2006 a 2024, foram publicadas 37 portarias de autorização de pesquisa para Fazenda Rio Grande/PR, sendo a maior parte delas para estudos de arqueologia preventiva.

Os estudos dessa natureza visam atender a Lei n° 3924/61, a qual dispõe sobre os monumentos arqueológicos e pré-históricos, e tem o objetivo de evitar que sítios arqueológicos sejam destruídos no processo de implantação de empreendimentos, sem que antes sejam devidamente pesquisados.

Voltando à pesquisa executada pela equipe da Espaço, pode-se dizer que, devido a sua localização, seu relevo e proximidade com recursos hídricos, a área estudada é considerada de alto potencial arqueológico, uma vez que tais aspectos naturais favoreciam as antigas ocupações.

Sobre a poligonal de delimitação do empreendimento, que possui cerca 56 hectares, foram realizados caminhamentos sistemáticos e escavações de poços-teste, conforme metodologia aprovada pelo IPHAN.

Após realizada a investigação em campo, não foram identificados materiais ou contextos arqueológicos inéditos, portanto, não havendo restrições para a implantação do empreendimento, no que tange ao componente arqueológico.

Além das pesquisas, a equipe realizou atividades de divulgação e esclarecimento sobre a pesquisa arqueológica e os tipos de sítios encontrados no município. As ações tiveram como público participante moradores e trabalhadores das comunidades do entorno da área pesquisada.
SOLICITE ORÇAMENTO