De lá para cá, poucos foram os estudos arqueológicos realizados nessa região, incluindo o município de Cordeirópolis. Pode-se dizer, ainda, que as pesquisas realizadas na última década são motivadas, exclusivamente, pela Arqueologia Preventiva, resultando em poucos sítios mapeados.
Foi no contexto do licenciamento e da Arqueologia Preventiva que a Espaço Arqueologia executou as pesquisas em Cordeirópolis, nas imediações da divisa com o município de Limeira. O terreno, até então utilizado no cultivo de cana e de soja, tem relevo suave, com encosta pouco íngreme que se encerra em um pequeno curso de água.
Na área dos projetos de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, foram aplicados os procedimentos metodológicos de prospecção superficial e subsuperficial – caminhamentos sistemáticos e escavação de poços-teste – contudo, nenhum vestígio arqueológico foi identificado.
Além das pesquisas executadas nas áreas destinadas aos empreendimentos imobiliários, foram realizadas conversas com moradores do entorno da área prospectada e, com isso, constatou-se a importância das antigas fazendas de café e cana para a formação econômica e política dos municípios dessa região, configurando-se como importantes registros da história e da memória local.