Tal potencial arqueológico pode ser constatado na pesquisa realizada nas áreas afetadas por usinas hidrelétricas no rio Cavernoso, na qual foram identificados quatro sítios arqueológicos. Esses sítios, caracterizados como pré-coloniais, são compostos por fragmentos de cerâmica e artefatos líticos produzidos por populações da família linguística Jê Meridional.
Considerando o alto potencial arqueológico da região, a equipe da Espaço Arqueologia realizou estudos na área de uma Central Geradora Hidrelétrica (CGH) localizada no curso do rio dos Butiás, tributário do rio Jordão.
A área da pesquisa se situa integralmente nos domínios ambientais dos campos de relevo suave, hoje utilizados para o plantio de grãos. A partir de pesquisas realizadas em locais com características ambientais semelhantes, a equipe que realizou o estudo considerou as margens do rio e o entorno dos grandes banhados de elevação como as áreas de maior potencial arqueológico.
Nesses locais, foram realizadas as pesquisas sistemáticas intensivas por meio da escavação de poços-teste e da execução de caminhamentos sistemáticos. Como resultado, nenhum sítio arqueológico foi identificado na área do empreendimento.
Além das atividades de pesquisa realizadas na área do empreendimento, a equipe da Espaço Arqueologia também realizou ações de extroversão do Patrimônio Acautelado existente em Candói, as quais, foram direcionadas a moradores e instituições públicas do Município.