Pesquisa em área de futuro empreendimento imobiliário no litoral catarinense

Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico em Viamão, Rio Grande do Sul
1 de dezembro de 2022
Araranguá, no litoral sul catarinense, é local de estudo arqueológico
13 de dezembro de 2022

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico cumpre o que determina a Instrução Normativa do IPHAN nº 001/2015.

É do conhecimento dos pesquisadores que a paisagem litorânea de Santa Catarina apresenta alto potencial arqueológico. Isso se dá graças a seu histórico, que evidencia sambaquis e sítios cerâmicos milenares. É preciso lembrar que os sítios históricos da região também possuem relevância, com seus testemunhos materiais relacionados ao contexto das armações baleeiras e, comunidades de pescadores, instaladas na região entre os séculos XVIII e XIX.

Hoje podemos citar os sítios já registrados no município de Penha, como Penha I, Penha II, Penha III e Carvoeira, de tipologia sambaqui, e ainda, o sítio Armação de Itapocorói, sendo este, um sítio histórico com remanescentes de uma armação baleeira.

Esse contexto levou uma equipe de pesquisadores da Espaço Arqueologia até a região, para avaliar o impacto ao patrimônio arqueológico sobre uma área que receberá um empreendimento imobiliário, em cumprimento ao que determina a Instrução Normativa do IPHAN nº 001/2015. As atividades envolveram pesquisas bibliográficas e de campo, com linhas de caminhamento e a escavação de poços-teste. Como resultado, não foram encontrados vestígios arqueológicos nas áreas investigadas.

Ações de divulgação e esclarecimento sobre o estudo os bens culturais acautelados da região complementaram a pesquisa de campo. Na atividade, os pesquisadores prestaram informações, junto à comunidade local, sobre a pesquisa em curso, e mencionaram os sítios arqueológicos da região. Como suporte das conversas, foram distribuídos materiais informativos constituídos por dois folders, sendo o primeiro composto por informações relacionadas ao desenvolvimento das pesquisas arqueológicas no licenciamento ambiental; e o segundo folder com informações referentes aos principais aspectos sobre a ocupação humana no Litoral Catarinense.
SOLICITE ORÇAMENTO