Pesquisa no Rio Cavernoso resulta na identificação de um sítio arqueológico inédito

Pesquisa arqueológica no município de São João da Barra/RJ
25 de fevereiro de 2025
Arqueologia preventiva no município de Castro
21 de março de 2025

Programa de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de implantação de uma Central Geradora Hidrelétrica

No mês de fevereiro de 2025 a equipe da Espaço Arqueologia esteve no estado do Paraná para realizar pesquisas arqueológicas associadas a um programa de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de implantação de uma Central Geradora Hidrelétrica projetada sobre o curso do rio Cavernoso, entre os municípios de Cantagalo e Guarapuava.

Esta pesquisa representa o cumprimento da legislação nacional vigente e busca evitar que sítios arqueológicos sejam impactados sem o devido estudo.

As buscas por vestígios arqueológicos no local da pesquisa incluíram a execução de linhas de caminhamento sistemáticos por toda área do empreendimento, escavações de poços-teste de até um metro de profundidade além de coletas de dados geográficos.

Segundo a base de dados do IPHAN no Cadastro Nacional de Sítios de Sítios Arqueológicos (CNSA) foi constatado a existência de 6 (seis) sítios arqueológicos registrados para o município de Guarapuava, entretanto, para o município de Cantagalo, não existem registros de bens arqueológicos nesta base. Contudo, além de Guarapuava, os municípios vizinhos contam com registros de diverso sítios arqueológicos associados a vários grupos humanos, indicando uma ocupação dinâmica e diversificada para a região.

Sobre esse contexto, por meio de intensas buscas nas áreas do empreendimento, a equipe de pesquisadores identificou um sítio arqueológico inédito. Trata-se de um sítio lítico superficial composto concentração de lascas e artefatos entalhados em arenito silicificado e quartzo. O sítio está implantado a 30 metros de distância da margem esquerda do rio Cavernoso e ocupa uma área de aproximadamente 500 m² que, no momento, está sendo utilizada para o plantio de soja.

Segundo o arqueólogo coordenador da pesquisa, Prof. Dr. Valdir Luiz Schwengber, na etapa atual do estudo, cabe apenas o registro do sítio, sendo que a adoção de medidas de salvaguarda do contexto identificado deve ocorrer na fase seguinte, que corresponde ao Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico. Schwengber complementa informando que a execução de estudos preventivos é fundamental para que se atinja o cumprimento da legislação vigente e, com isso, possa se avançar em políticas de preservação do patrimônio arqueológico e na obtenção de novos dados que contribuam para o desenvolvimento da arqueologia regional.

Os trabalhos de campo ainda foram complementados com a distribuição de material informativo à população local de ambos os municípios. Esta aproximação com moradores propiciou conversas que esclareceram dúvidas sobre as estratégias adotadas nas pesquisas arqueológicas no âmbito do processo de licenciamento ambiental.
SOLICITE ORÇAMENTO