No mês de setembro de 2018, a Espaço Arqueologia esteve no foco midiático. O motivo: os primeiros resultados da pesquisa que vem sendo realizada sobre o sambaqui Ilhota II, que gerou o registro de ocupação humana mais antigo da mesorregião do Vaje do Itajaí, em Santa Catarina.
O sítio arqueológico, localizado no município de Ilhota, foi escavado pela Espaço Arqueologia entre maio e junho de 2018, e o material coletado está atualmente no laboratório da sede da empresa, em Tubarão.
Jornalistas de duas emissoras televisivas registraram o trabalho dos pesquisadores no laboratório e em campo. Equipes da NSC TV, afiliada da Rede Globo, da RIC TV, afiliada da Record e da UNISUL TV fizeram entrevistas com o coordenador da pesquisa, Valdir Luiz Schwengber, além do biólogo Thiago Torquato e os arqueólogos Raul Viana Novasco, Jedson Francisco Cerezer e Ricardo Mêra. Eles também gravaram imagens dos esqueletos e do local onde se deu sua identificação.
Além da divulgação na TV, a notícia circulou por outros veículos de comunicação em massa como rádios e cerca de 40 websites envolvendo jornais, blogs e portais de notícias do Brasil, além de jornais e blogs online da Inglaterra.
Segundo a comunicadora Raquel Schwengber, assessora de imprensa da empresa de licenciamento arqueológico “não é comum despertar o interesse dos grandes meios de comunicação para nossas pesquisas, a não ser que o conteúdo tenha alguma característica instigante, como é o caso dos esqueletos preservados e sua datação antiga” e conclui “uma repercussão como esta possibilita que diversos públicos tenham acesso a esse conhecimento que tange a história de nosso país e que, infelizmente, muitas vezes é engavetado e esquecido nos museus sem antes chegar na sociedade”.
Dando continuidade às estratégias de divulgação da pesquisa arqueológica, em outubro, a equipe de comunicação da Espaço Arqueologia está lançando a webserie intitulada “Conhecendo a Arqueologia”. O primeiro episódio vai de encontro com a pesquisa desemprenhada no Ilhota II, ao abordar a fase da escavação arqueológica no cenário onde, uma semana depois das gravações, foram evidenciados os dois esqueletos que viraram notícia nacional.
Veja o episódio que explica a fase de escavação arqueológica clicando aqui.