Pesquisa traz informações sobre ocupações antigas do Vale do Ribeira

Arqueologia preventiva em Itapoá/SC
4 de março de 2022
Arqueologia entre Goiás e Mato Grosso do Sul
9 de março de 2022

Conhecida pelas suas cavidades e natureza exuberante, Adrianópolis revela importante patrimônio arqueológico.

O Vale do Ribeira, região entre o sul do estado de São Paulo e leste do Paraná, apresenta alto potencial arqueológico e foi objeto de diversas pesquisas no decorrer do último século. Em seus limites há sítios que remontam a época pré-colonial, desde grupos caçadores-coletores, construtores de sambaquis fluviais e ceramistas, até aqueles que ocuparam abrigos sob rocha (ou grutas), considerando a formação calcária daquele compartimento geológico.

Assim sendo, no mês de fevereiro de 2022, a equipe da Espaço Arqueologia esteve em Adrianópolis, município paranaense do Vale do Ribeira, e pesquisou dois sítios pré-coloniais, localizados numa área de influência de uma empresa mineradora, os quais foram chamados de Adrianópolis 1 e 2.

O primeiro é um sítio onde os pesquisadores encontraram em superfície material lítico lascado e fragmentos cerâmicos, associados a Tradição Itararé, e o segundo, constituído de materiais líticos lascados e um artefato polido, que indicam o contexto dos caçadores-coletores.

De acordo com o arqueólogo Alessandro De Bona Mello, seguindo o padrão de assentamento de outros sítios pesquisados no município, esses foram encontrados em topos de morro, o que demonstra pertencerem a um passado bem antigo de ocupação humana da região.

No momento, os materiais arqueológicos recolhidos nos sítios estão sendo analisados em laboratório e, logo que os resultados dessa etapa forem obtidos, serão socializados em nossos canais de comunicação.
SOLICITE ORÇAMENTO