O Vale do Ribeira, região entre o sul do estado de São Paulo e leste do Paraná, apresenta alto potencial arqueológico e foi objeto de diversas pesquisas no decorrer do último século. Em seus limites há sítios que remontam a época pré-colonial, desde grupos caçadores-coletores, construtores de sambaquis fluviais e ceramistas, até aqueles que ocuparam abrigos sob rocha (ou grutas), considerando a formação calcária daquele compartimento geológico.
Assim sendo, no mês de fevereiro de 2022, a equipe da Espaço Arqueologia esteve em Adrianópolis, município paranaense do Vale do Ribeira, e pesquisou dois sítios pré-coloniais, localizados numa área de influência de uma empresa mineradora, os quais foram chamados de Adrianópolis 1 e 2.
O primeiro é um sítio onde os pesquisadores encontraram em superfície material lítico lascado e fragmentos cerâmicos, associados a Tradição Itararé, e o segundo, constituído de materiais líticos lascados e um artefato polido, que indicam o contexto dos caçadores-coletores.