Na semana de 11 a 15 de setembro, os arqueólogos Dr. Valdir L. Schwengber e Dr. Jedson F. Cerezer participam do XIX Congresso SAB, na Universidade Federal do Piauí. Os pesquisadores levaram para o encontro apresentações sobre as temáticas de arte rupestre e tecnologia cerâmica, representando algumas das pesquisas desenvolvidas pela equipe da Espaço Arqueologia.
Na quarta-feira (13), os arqueólogos apresentaram uma comunicação na Sessão Temática sobre Arqueologia Pré-histórica e Arte Rupestre com o tema centrado nos trabalhos de Arte Rupestre desenvolvidos nos Campos Gerais do estado do Paraná. A perspectiva metodológica e a socialização do conhecimento marcaram o eixo central da comunicação que, segundo os coordenadores do projeto, é um passo importante para as pesquisas arqueológicas no âmbito dos trabalhos de arqueologia preventiva. Ainda segundo os arqueólogos, a arqueologia é um campo do conhecimento que precisa de métodos sérios com rigorosas aplicações, cujos resultados devem, necessariamente, gerar discussões e, consequentemente, serem socializados com a comunidade, seja ela acadêmica ou não.
A participação dos pesquisadores se estendeu sexta-feira (15), quando foi apresentada a temática da tecnologia cerâmica guarani dentro da Sessão Temática sobre Arqueologia Tupi.