Pesquisadores identificam três sítios arqueológicos no Mato Grosso do Sul

Equipe desenvolve novos estudos arqueológicos na capital do Mato Grosso do Sul
26 de janeiro de 2023
Região serrana de Santa Catarina é cenário de pesquisa arqueológica
8 de fevereiro de 2023

Materiais lítico e cerâmico foram encontrados durante avaliação de impacto de um empreendimento hidrelétrico.

A equipe da Espaço Arqueologia executou um programa de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico no curso do Ribeirão das Botas, estado do Mato Grosso do Sul, onde foram identificados três sítios arqueológicos do período pré-colonial.

Os sítios, compostos por materiais líticos (artefatos feitos em pedra) e fragmentos de cerâmica, estão associados a ocupações antigas, relacionadas aos povos que viviam na região antes do contato com os colonizadores europeus.

Conforme explica o arqueólogo Dr. Valdir Luiz Schwengber, coordenador da pesquisa, “Na fase em que o estudo se encontra, na qual apenas é feita a identificação e registro dos sítios, somente é possível classificar os vestígios arqueológicos como sendo pré-coloniais. Na etapa seguinte, que deverá contar com a escavação dos sítios, serão obtidas informações detalhadas sobre a cultura material e a cronologia que caracteriza os contextos arqueológicos encontrados.”

Ainda segundo o pesquisador, a identificação dos sítios será informada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, órgão responsável pela gestão do patrimônio arqueológico, que dará sequência ao registo oficial dos sítios e conduzirá o trâmite legal necessário para a continuidade das pesquisas.
SOLICITE ORÇAMENTO