Uma equipe de pesquisadores da Espaço Arqueologia está executando o projeto de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de implantação da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Ouro Verde, a ser instalada no curso do Rio Sapucaia, entre os municípios de Corbélia, Iguatu e Braganey, região oeste do Estado do Paraná.
Como resultado das técnicas de pesquisa empregadas em campo, foram identificados três novos sítios arqueológicos. Os sítios identificados são compostos por artefatos líticos lascados e fragmentos de rochas resultantes de lascamento para produção de ferramentas por grupos humanos que viveram nesta região no passado.
Paralelo as atividades de campo, foram realizados neste projeto ações de divulgação e extroversão da pesquisa junto aos moradores mais próximos à área do empreendimento, bem como, nas secretarias de educação, instituições de ensino e museus dos municípios abrangidos pelo projeto. A atividade de extroversão teve o intuito de prestar esclarecimentos sobre a pesquisa em curso, tais ações objetivam promover a socialização dos resultados das pesquisas arqueológicas com a comunidade local, despertando o interesse pelo tema e desenvolvendo o senso de preservação do patrimônio arqueológico. Na ocasião foram distribuídos materiais educativos junto a comunidade.
Os resultados obtidos nesta pesquisa, mesmo que iniciais, demonstram o alto potencial arqueológico da região oeste do Paraná, que, apesar de ter sido objeto de pesquisas arqueológicas desde a década de 1970, ainda carece de novos aportes para a construção de quadros interpretativos consistentes acerca do comportamento das populações humanas que ocuparam esta parte do Estado no período pré-colonial. Avalia-se que, a partir dos estudos realizados sobre os sítios arqueológicos mapeados na etapa seguinte da pesquisa, maiores contributos podem ser obtidos para a estruturação de um horizonte tecnológico, cultural e cronológico para a Bacia do Piquiri, de que faz parte o Rio Sapucaia.