Um empreendimento está previsto para ser instalado a aproximadamente 5 km do Rio Chopim que, por sua vez, está inserido no baixo curso do Rio Iguaçu. O projeto é referente à instalação do Complexo Eólico Palmas II.
Sendo uma das fases do licenciamento a pesquisa arqueológica, entre os dias 13 e 22 de julho, pesquisadores da Espaço Arqueologia estiveram no município de Palmas, sudoeste do Paraná, realizando pesquisas de campo.
Considerando os sítios arqueológicos já registrados no município de Palmas, e nos municípios vizinhos, e em atendimento às solicitações expedidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi realizada a fase de avaliação de potencial de impacto ao patrimônio arqueológico na área do empreendimento. O levantamento visa a proteção e valorização do patrimônio arqueológico que possa ser identificado na área.
Como resultado das pesquisas, foi registrado um sítio lítico, um sítio litocerâmico e um sítio histórico, além de duas ocorrências arqueológicas (materiais líticos e cerâmicos). Houve também a indicação de locais de interesse histórico-cultural para a pesquisa.
Tais registros ajudam a entender a dinâmica e o processo de ocupação humana no ambiente, com vestígios materiais que remontam tanto a grupos pré-coloniais quanto ao estabelecimento da sociedade nacional no período mais recente da história do Brasil.