Pesquisadores identificam três sítios arqueológicos no sudoeste do Paraná

Atletas de Tubarão levam 18 medalhas em campeonato estadual
25 de julho de 2018
Marlon Pestana aborda conceitos arqueológicos em curso superior
27 de julho de 2018

Um empreendimento está previsto para ser instalado a aproximadamente 5 km do Rio Chopim que, por sua vez, está inserido no baixo curso do Rio Iguaçu. O projeto é referente à instalação do Complexo Eólico Palmas II.
Sendo uma das fases do licenciamento a pesquisa arqueológica, entre os dias 13 e 22 de julho, pesquisadores da Espaço Arqueologia estiveram no município de Palmas, sudoeste do Paraná, realizando pesquisas de campo.
Considerando os sítios arqueológicos já registrados no município de Palmas, e nos municípios vizinhos, e em atendimento às solicitações expedidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi realizada a fase de avaliação de potencial de impacto ao patrimônio arqueológico na área do empreendimento. O levantamento visa a proteção e valorização do patrimônio arqueológico que possa ser identificado na área.
Como resultado das pesquisas, foi registrado um sítio lítico, um sítio litocerâmico e um sítio histórico, além de duas ocorrências arqueológicas (materiais líticos e cerâmicos). Houve também a indicação de locais de interesse histórico-cultural para a pesquisa.
Tais registros ajudam a entender a dinâmica e o processo de ocupação humana no ambiente, com vestígios materiais que remontam tanto a grupos pré-coloniais quanto ao estabelecimento da sociedade nacional no período mais recente da história do Brasil.

SOLICITE ORÇAMENTO