Professor francês ministra aulas de Tecnologia Lítica

Documentário etnográfico começa a ser produzido no Paraná
2 de maio de 2018
Equipe da Espaço Arqueologia realiza avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de instalação da CGH Braço do Potinga no Estado do Paraná
8 de maio de 2018

Em setembro de 2017 a Faculdade Capivari, FUCAP, em parceria com a Espaço Arqueologia, iniciou mais um curso de Pós-Graduação em Arqueologia, com um corpo docente composto por experientes professores do Brasil e da Europa. E em abril de 2018 foi a vez do francês Antoine Lourdeau conduzir a disciplina de Tecnologia Lítica.  Lourdeau participou e participa de diversas pesquisas no Brasil, atuando principalmente nos temas: Tecnologia lítica, Pré-história brasileira, Tradição Itaparica, Tradição Umbu, Povoamento do Brasil e Povoamento pré-histórico.
Atualmente, Lourdeau é professor pesquisador no Departamento de Pré-História do Muséum National d’Histoire Naturelle (Paris, França) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em História da Arte e Arqueologia, mestrado em Etnologia, Etnomusicologia e Pré-História e doutorado em Pré-história pela Université Paris Nanterre.
As aulas iniciaram com um panorama teórico acerca das cadeias operatórias para a produção de artefatos líticos, métodos utilizados pelos grupos humanos do passado. Já na aula prática, os alunos foram orientados a produzir, a partir do desenho técnico, uma prancha contendo um esquema de lascas.
Após a semana de aulas, Antoine foi para São Leopoldo participar do III Congresso Internacional de Arqueologia da Bacia do Prata.

SOLICITE ORÇAMENTO