As áreas de influência do Complexo Eólico Frísia estão localizadas nos municípios de Carambeí e Castro, na bacia do Rio Pitangui, região dos Campos Gerais, Estado do Paraná. Nestas áreas, no mês de maio deste ano, uma equipe de pesquisadores da Espaço Arqueologia realizou atividades de avaliação e prospecção arqueológica.
Tendo em vista que empreendimentos dessa natureza podem causar impacto a eventuais sítios arqueológicos presentes nas áreas onde serão implantados, o estudo foi necessário visando o atendimento da legislação vigente de proteção ao patrimônio arqueológico.
Sendo assim, foram realizadas prospecções sistemáticas, em superfície e em subsuperfície, na área diretamente afetada e na área de influência direta do empreendimento. Como resultado, não foram identificados vestígios arqueológicos, indicando, portanto, que sua implantação não acarretará em impacto ao patrimônio arqueológico.
Nossos pesquisadores conversaram com moradores do entorno, a fim de levantar possíveis informações sobre sítios existentes na área e também realizar a divulgação da pesquisa. Essa ação contribuiu para um melhor conhecimento do local de pesquisa e, também, para a projeção do conhecimento arqueológico já produzido sobre a ocupação humana na região paranaense em questão.