Na última semana, Curitiba recebeu o encontro regional da Sociedade de Arqueologia Brasileira: a XI SAB Sul 2018. O evento, realizado entre os dias 8 e 11 de outubro na Universidade Federal do Paraná, reuniu pesquisadores do Brasil e do exterior que atuam em pelo menos um dos três estados da região sul do país. Mesas redondas, simpósios e conferências temáticas fizeram parte dos 4 dias de atividades.
A Espaço Arqueologia, como grupo de pesquisa que atua principalmente nos estados do Paraná e Santa Catarina, não poderia ficar de fora. Por isso enviou cinco de seus colaboradores para apresentar alguns projetos recentes.
O Dr. Jedson Francisco Cerezer esteve presente durante todo o evento e afirmou: “É extremamente importante participar de discussões atuais relativas a métodos e resultados das pesquisas realizadas por nossos pares, o que contribui para a produção de conhecimento sobre a arqueologia sul brasileira”.
Jedson coordenou o Simpósio Arqueologia Guarani no Sul do Brasil: Debates e Perspectivas ao lado do parceiro professor Dr. André Luis Ramos Soares. No dia seguinte, mediou mesa redonda ao lado de Rafael Corteletti e Daniel Loponte com o tema: Novas perspectivas das populações ceramistas no Holoceno tardio na América Meridional. Participou também de outras comunicações envolvendo os temas Arte Rupestre e tecnologia cerâmica.
Segundo o biólogo Thiago Torquato estar na Sab Sul é uma oportunidade ímpar de discutir temas específicos em cada simpósio, sendo a troca de experiências, que por sinal é uma marca do evento, fundamental no desenvolvimento de novos e já experientes pesquisadores.
Thiago realizou comunicação tratando da análise zooarqueológica do comentado sítio sambaqui Ilhota II.
O arqueólogo Josiel dos Santos completou: “A participação no congresso foi uma oportunidade de apresentar as pesquisas que vêm sendo realizadas pela equipe, contribuindo de forma consistente para a nossa formação enquanto profissionais e pesquisadores.
Josiel fez exposição oral a respeito das pesquisas arqueológicas que vem sendo desenvolvidas pela equipe da Espaço Arqueologia na região do Baixo Iguaçu.
No último dia do evento, foi a vez dos congressistas novatos. A comunicadora Raquel Schwengber socializou as experiências obtidas na produção de Ponte das Lembranças, documentário historiográfico lançado em setembro e que já está disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=cvMUOYLodV4&t=6s. Finalizando a participação da Espaço Arqueologia, Oscar Pozzebon apresentou reflexões acerca das industrias líticas identificadas no Rio Santana, localizado na macrorregião do Baixo Iguaçu.