Salvamento arqueológico no Médio Paranapanema

Colaborador da Espaço Arqueologia ministra aulas de Tecnologia Cerâmica
4 de março de 2018
Arqueólogos realizam pesquisa na região do Baixo Rio Iguaçu
12 de março de 2018

No norte do Paraná, especificamente, na região hidrográfica do Médio Paranapanema, está sendo implantada uma Linha de Transmissão de quase 18 quilômetros.
A LT 230 kV Andirá Leste – Seccionamento (Assis – Salto Grande) divide-se entre os municípios de Andirá, Cambará e Barra do Jacaré (PR). Como é pouco extensa, mínimas variações ambientais são verificadas no decorrer de seu curso.
Alvo de estudos arqueológicos, desde de 2016, passou pela avaliação de potencial de impacto arqueológico, que definiu 4 áreas de alto potencial, mas na época nenhum vestígio arqueológico foi encontrado. Depois, contudo, na etapa de Avaliação de Impacto, as áreas de alto potencial, definidas na etapa anterior, foram sistematicamente prospectadas por meio da escavação de poços-teste e caminhamentos sistemáticos. Três sítios arqueológicos pré-coloniais foram mapeados: Cambará 3, 4 e 5.
Esta pesquisa pretende contribuir para que se compreenda como foi ocupada, no período pré-colonial, a região hidrográfica do Médio Paranapanema, promovendo a preservação do patrimônio arqueológico e transformando-o em conhecimento para a sociedade.
Os sítios Cambará 3 e Cambará 4, por se localizarem na área de impacto direto do empreendimento, foram objeto de resgate arqueológico. Ambos se caracterizam como sítios líticos a céu aberto. Quando foram feitas as escavações, o local estava sendo utilizado para o plantio de cana-de-açúcar, que ao ser cortada e retirada, possibilitou melhor vista e atuação da equipe no terreno.
O material arqueológico resgatado no sítio Cambará 3 compõe-se de 57 peças coletadas em superfície e apenas 7 na subsuperfície, com maior incidência de peças com plano-convexo e fragmento de ponta de projétil. Já o Cambará 4 totalizou 34 peças coletadas em superfície e 11 da subsuperfície, com abundância de peças com depressão semiesférica/parabólica.
Por não se encontrar em área com risco iminente de impacto, o sítio Cambará 5 não foi escavado, mas sinalizado e é objeto de monitoramento arqueológico que ocorrerá durante a implantação da LT.

SOLICITE ORÇAMENTO