Sambaqui inédito é identificado em São Francisco do Sul/SC

Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na comunidade de Mirim, Imbituba/SC
28 de março de 2025
Estudo de Arqueologia preventiva é executado na região de Lagoa do Dionísio, Ibitiara/BA
17 de abril de 2025

Durante o processo de licenciamento ambiental para a instalação de um empreendimento imobiliário nas proximidades da praia de Ubatuba, uma descoberta arqueológica significativa foi realizada. Um sambaqui inédito, agora denominado "Ubatuba 1", foi identificado na área destinada a implantação de um empreendimento imobiliário.

Para este trabalho, os pesquisadores realizaram a aplicação de metodologia de campo prevista no projeto de pesquisa, encaminhado ao IPHAN e aprovado pelo órgão. Em campo, foram realizados caminhamentos sistemáticos em toda área diretamente afetada bem como a escavação de 40 poços-teste de aproximadamente 1 metro de profundidade, distribuídos de forma homogênea no terreno. Os procedimentos realizados proporcionaram uma cobertura eficaz em toda área, resultando na descoberta de um sambaqui.

Os sambaquis são estruturas arqueológicas compostas por acúmulos de conchas associados a areia, sepultamentos, ossos de animais e outros materiais orgânicos e minerais.

Dada a variabilidade percebida na cultura material que compõe os sambaquis e sua relevância na compreensão das dinâmicas ambientais ocorridas no passado, esses sítios correspondem a importantes testemunhos das antigas populações indígenas que habitaram a região, além de contribuir para estudos paleoambientais.

Esta descoberta ressalta, ainda, a importância da realização da pesquisa de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico como parte essencial do licenciamento ambiental, garantindo a preservação do patrimônio arqueológico local.

Arqueólogos da Espaço Arqueologia conduziram os estudos sobre a área projetada para receber o empreendimento, assim como os trabalhos prévios realizados no sambaqui identificado e denominado Ubatuba 1. O objetivo central da pesquisa nesta etapa é de preservação do patrimônio arqueológico, além de determinar as medidas necessárias para sua proteção durante o desenvolvimento do empreendimento.

O arqueólogo coordenador da pesquisa, Valdir Luiz Schwengber, reforça que o licenciamento ambiental é uma etapa fundamental para qualquer atividade potencialmente impactante, assegurando a sustentabilidade ambiental e cultural da região. A descoberta do sambaqui Ubatuba 1 reforça a necessidade de conciliar atividades econômicas e preservação, promovendo um desenvolvimento responsável e consciente.

Essa descoberta arqueológica não apenas enriquece o patrimônio cultural de São Francisco do Sul, mas também serve como um lembrete da importância de integrar estudos ambientais e culturais em projetos de infraestrutura. O sambaqui Ubatuba 1 agora se junta ao rico conjunto arqueológico pré-colonial da região.

Cabe destacar que além da identificação do sítio arqueológico, a equipe promoveu ações de divulgação do patrimônio arqueológico local, incluindo o sambaqui Ubatuba 1, tendo como público participante as comunidades do entorno do empreendimento.
SOLICITE ORÇAMENTO