Sítio Arqueológico é identificado em Chapecó/SC

Arqueologia preventiva no município de Pitanga/PR
17 de outubro de 2024
Estudo arqueológico no município de Jacarezinho, estado do Paraná
6 de novembro de 2024

Descoberta relevante foi feita pela equipe de arqueologia resultando na identificação do sítio arqueológico Lajeado São José 1

Durante a avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área destinada à instalação de um empreendimento imobiliário no município de Chapecó, Santa Catarina, uma descoberta relevante foi feita pela equipe de arqueologia. O trabalho de campo, conduzido em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), resultou na identificação do sítio arqueológico Lajeado São José 1, um sítio lítico a céu aberto, cobrindo uma área de 627m².

A equipe de arqueologia, seguindo o protocolo para levantamento sistemático, realizou prospecções de superfície e executou uma malha de poços-teste em todo o terreno, que possui relevo suave e inclui áreas topo, alta e média vertente.

Além da identificação do sítio arqueológico, o projeto também incluiu ações de educação e conscientização junto à comunidade local. Por meio de conversas e divulgação em redes sociais, os moradores da área de abrangência do empreendimento foram informados sobre a importância da preservação do patrimônio arqueológico e o papel crucial que esse conhecimento desempenha na construção da identidade histórica da região. Essas ações visam garantir que a população local compreenda e valorize o passado arqueológico do município.

Para os próximos passos, medidas de salvaguarda do sítio arqueológico devem ser tomadas no âmbito de um Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico (PGPA), que podem resultar no seu salvamento ou em sua preservação in loco. Além dessas medidas, conforme prevê a Instrução Normativa n° 01/2015 do IPHAN, um Projeto Integrado de Educação Patrimonial também será executado.
SOLICITE ORÇAMENTO