Sítio Arqueológico lítico é encontrado no noroeste do Paraná

Documentário historiográfico é exibido pela primeira vez no Paraná
21 de agosto de 2018
Pesquisadores identificam sítio litocerâmico em Turvo-PR
29 de agosto de 2018

Entre os dias 16 e 19 de julho de 2018 a equipe de pesquisadores da Espaço Arqueologia, coordenada pelo arqueólogo Dr. Jedson Francisco Cerezer, executaram o programa de Prospecção Arqueológica na área de implantação da PCH Cianorte. O empreendimento está previsto para ser instalado no curso do Rio Ligeiro, entre os municípios de Cianorte e Jussara, região noroeste do Paraná.
A pesquisa, autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ? IPHAN, por meio da Portaria n° 41, de 13 de julho de 2018, tinha como um dos objetivos verificar a existência de vestígios arqueológicos nas áreas de influência da usina projetada, em vista de prevenir a incidência de impactos ao patrimônio arqueológico.
Como resultado das investigações realizadas, um sítio arqueológico foi encontrado próximo a área de implantação da usina, mas não sofrerá impactos pela obra. Denominado Rio Ligeiro 1, trata-se de um sítio pré-colonial superficial, composto por materiais líticos lascados, cujas características tecnológicas são muito semelhantes àquela verificada em outras partes do planalto paranaense.
De acordo com Jedson, arqueólogo coordenador do projeto, o sítio está localizado na margem esquerda do Rio Ligeiro, em área de afloramento rochoso e, por suas características e pela densidade de material encontrada, pode-se atestar que foi um local muito utilizado para a produção de instrumentos líticos.
Os materiais arqueológicos encontrados foram mantidos no local e, como informa Jedson, será solicitado que o sítio seja sinalizado e protegido afim de evitar que as obras de instalação do empreendimento gerem impactos sobre o mesmo.
O projeto previa, também, a realização de ações educativas em duas escolas do município de Cianorte. Dessa forma, nos dias 2 e 3 de agosto de 2018, o arqueólogo Jardel Stenio desenvolveu atividades expositiva-dialogadas e oficinas com alunos da Escola Municipal Gonçalo Gutierres e do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt.
As atividades tiveram como objetivo oportunizar aos participantes o contato com a temática do patrimônio arqueológico, seja por meio da socialização dos resultados obtidos na pesquisa realizada em campo, ou com atividades práticas, como a oficina de arte rupestre.
Segundo Jardel, arqueólogo que desenvolveu o programa educativo, o envolvimento obtido dos estudantes e professores foi o melhor possível, podendo ser mensurado pela intensa participação destes nas aulas e o empenho com que realizaram as tarefas propostas nas oficinas.
Nos últimos anos, a Espaço Arqueologia tem desenvolvido uma série de programas de investigação e Educação Patrimonial em diferentes espaços do oeste paranaense. Essa experiência comprova o grande potencial e valor do ponto de vista da pesquisa arqueológica da região e, ao mesmo tempo, demonstra que as comunidades têm grande interesse em conhecer e se apropriar do patrimônio cultural de que dispõem.

SOLICITE ORÇAMENTO