Em atendimento à Instrução Normativa do IPHAN nº 001/2015, essa etapa da pesquisa resultou na identificação do Sítio Arqueológico Paredinha 01, mostrando a eficácia da metodologia de pesquisa de campo composta pela execução de linhas de caminhamento, observação dos elementos que compõem a paisagem e a escavação de poços-teste.
Afim de socializar os resultados junto à comunidade, com a intenção de despertar o interesse pelo tema e a necessidade de preservação do patrimônio arqueológico, foram realizadas atividades de esclarecimento e divulgação da pesquisa junto aos moradores das áreas mais próximas ao empreendimento. Nestas atividades, foram prestadas informações, destacando-se a necessidade da realização de estudos e a preservação dos sítios arqueológicos. Na oportunidade, foram distribuídos materiais didático-informativos, compostos por dois folders, um com conteúdo referente às etapas da pesquisa arqueológica no contexto dos processos de licenciamento ambiental e outro contendo informações sobre os principais aspectos culturais que envolvem os grupos humanos que habitaram o planalto meridional brasileiro antes da chegada dos europeus.
Outra forma de compartilhar o conhecimento gerado nesta pesquisa, consiste na publicação desta matéria jornalística nas redes sociais da Espaço Arqueologia (Site, Facebook e Instagram), de forma que o público em geral, principalmente os estudantes, possam ter acesso às informações alcançadas com a pesquisa.