Sítios Arqueológicos com objetos líticos são encontrados em Jandaíra/RN

Ocorrências Arqueológicas são registradas no município catarinense de Xanxerê
13 de outubro de 2021
Litoral catarinense recebe estudo arqueológico
14 de outubro de 2021

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Descoberta ocorreu durante os estudos de impacto ao Patrimônio Arqueológico para implantação de uma usina fotovoltaica

Uma pesquisa arqueológica desenvolvida por arqueólogos da Espaço Arqueologia resultou na identificação de dois sítios arqueológicos inéditos, encontrados na área de implantação de uma Usina Fotovoltaica, em fase de planejamento para ser instalada no município de Jandaíra, Estado do Rio Grande do Norte.

Os objetos encontrados nos dois sítios são compostos por materiais líticos lascados, como blocos, lascas, artefatos bifaciais com lâminas e raspadores plano-convexos, instrumentos utilizados para corte e raspagem, principalmente relacionados as atividades de caça. Os materiais líticos lascados foram elaborados sobre rochas como o arenito, o silexito e o granito, as quais fazem parte da formação geológica desta região. Os sítios estão localizados em área de relevo predominantemente plano, com paisagem característica do bioma de Caatinga, com presença de árvores e arbustos resistentes ao clima semiárido, com vegetação baixa e rala.

Conforme explica o Arqueólogo Alessandro De Bona Mello, coordenador de campo desta pesquisa: “As pesquisas envolvendo esses achados trazem uma importante contribuição para o conhecimento sobre o histórico da ocupação humana desta região e também ajudam a promover a preservação do Patrimônio Arqueológico, o qual pertence à toda a sociedade.”

Os resultados obtidos nestes estudos foram divulgados junto às instituições públicas do município, como as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, assim como, junto aos moradores da comunidade situada nas proximidades da área de desenvolvimento desta pesquisa, primando sempre pelos protocolos de saúde em função da pandemia. Aos participantes das atividades educativas, foram distribuídos materiais informativos constituídos por dois folders, sendo o primeiro composto por informações relacionadas ao desenvolvimento das pesquisas arqueológicas no âmbito do licenciamento ambiental de empreendimentos; e, o segundo folder com informações referentes aos bens acautelados presentes no Estado do Rio Grande do Norte.

No momento, esta pesquisa encontra-se em fase de elaboração do relatório e apresentação das fichas cadastro dos sítios arqueológicos encontrados, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-RN), para avaliação e orientações quanto às futuras ações sobre o Patrimônio Arqueológico identificado nesta pesquisa.
SOLICITE ORÇAMENTO