Sítios arqueológicos inéditos são identificados no Rio Chopim, Paraná

Pesquisa arqueológica em Fazenda Rio Grande no Paraná
19 de junho de 2024
Estudo arqueológico em área de empreendimento eólico no Paraná
30 de julho de 2024

A Pesquisa foi desenvolvida no âmbito de estudos de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico

Em estudo recente, realizado no médio curso do Rio Chopim, entre os municípios de Clevelândia e Honório Serpa, a equipe da Espaço Arqueologia identificou dois sítios arqueológicos inéditos.

Os sítios pré-coloniais são compostos por material lítico lascado, identificados na margem esquerda do rio Chopim.

O estudo foi motivado pelo processo de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico de quatro aproveitamentos hidrelétricos projetados para essa porção do curso do Rio Chopim. Os sítios arqueológicos foram mapeados nas áreas de influência de um desses aproveitamentos projetados.

Tais pesquisas seguem o rito administrativo previsto na Instrução Normativa do IPHAN n° 01/2015, que estabelecem os procedimentos que empreendimentos submetidos ao licenciamento ambiental precisam seguir para obter a anuência das Licenças por parte do IPHAN.

Ainda sobre os dois sítios arqueológicos, o arqueólogo Valdir Luiz Schwengber coordenador geral da pesquisa, explica que a cultura material que compõe os sítios é caracterizada por conjuntos de artefatos lascados, produzidos a partir de blocos e seixos de arenito silicificado. Há também o aproveitamento da calcedônia, matéria-prima encontrada na região em menor proporção.

Schwengber complementa informando que: “Os sítios seguem um padrão de assentamento bem conhecido para a região. Eles estão implantados sobre suaves topos alongados, localizados nas imediações de nascentes ou banhados de elevação.” O arqueólogo complementa afirmando que: “Assim como os grandes rios, a exemplo do Chopim, os pequenos cursos de água e áreas úmidas como as nascentes e os banhados representam importantes fontes de recursos para as populações pretéritas, dado a grande concentração de biodiversidade.”

Sobre as etapas seguintes da pesquisa, é informado que, conforme previsto na IN n° 01/2015, os relatórios produzidos ao longo dos estudos serão submetidos ao IPHAN que determinará os próximos passos para que os empreendimentos hidrelétricos possam receber a anuência do órgão para as Licenças Ambientais requeridas.

Para além dos estudos desenvolvidos, a equipe da Espaço promoveu a divulgação da pesquisa junto à comunidade local. Tal divulgação ocorreu por meio de conversas com os moradores e distribuição de materiais informativos, onde os tipos de sítios arqueológicos comumente encontrados na região são apresentados. Com tais ações, cumpre-se com a função social da Arqueologia e busca-se promover a salvaguarda do Patrimônio Arqueológico.
SOLICITE ORÇAMENTO