Foram dezessete sítios arqueológicos inéditos mapeados nas áreas de influência do Complexo Eólico Grande Serra, previsto para ser instalado no município de Gentio do Ouro, região Centro-Norte do Estado da Bahia.
Estes sítios arqueológicos são caracterizados por pinturas rupestres elaboradas em formações rochosas que compõem áreas de abrigo e paredões situados próximos aos rios, onde comumente os grupos do passado permaneciam. As motivações representadas nas pinturas são constituídas por figuras geométricas, representações de animais (zoomorfos) e de seres humanos (antropomorfos). Observa-se também, que para colorir os desenhos foram utilizadas, predominantemente, vermelho e amarelo.
Destaca-se que estas informações são preliminares, uma vez que a pesquisa se encontra no desenvolvimento de sua etapa inicial, denominada “Avaliação de Potencial de Impacto ao Patrimônio Arqueológico”, prevista na Instrução Normativa do IPHAN nº 001/2015. Nesta fase, o principal objetivo consiste na avaliação das áreas de influência do empreendimento, por meio de pesquisas bibliográficas e levantamentos de campo, como caminhamentos, verificações aéreas com a utilização de Drone e registros fotográficos dos compartimentos ambientais que compõem a área. Após estes estudos iniciais, a pesquisa entrará em uma segunda etapa, onde ocorre um refinamento das informações obtidas.