Em setembro de 2017 a Faculdade Capivari, FUCAP, em parceria com a Espaço Arqueologia, iniciou mais um curso de Pós-Graduação em Arqueologia, com um corpo docente composto por experientes professores do Brasil e da Europa.
Em novembro de 2018, pouco mais de um ano depois, a formação chega ao fim com as aulas de História Indígena e Etnoarqueologia, disciplina ministrada pelo professor Dr. Marlon Borges Pestana. Entre os dias 21 e 24 de novembro foram discutidos diferentes aspectos da diversidade cultural e étnica das populações indígenas do Brasil e seu protagonismo nos processos históricos iniciados desde a chegada dos primeiros europeus às terras brasileiras.. Da mesma forma, foram feitas provocações relativas ao papel do arqueólogo na mediação de conflitos decorrentes de impactos gerados por empreendimentos às comunidades tradicionais. Além de ser Docente da Universidade Federal do Rio Grande, Pestana possui larga experiência em projetos de arqueologia preventiva e etnoarqueologia desenvolvidos em todo o Brasil.
O calendário acadêmico está oficialmente encerrado, mas a turma terá um bônus. Em janeiro será oferecido gratuitamente um curso intensivo sobre Arte Rupestre com a Dra. Sara Garcês. A professora portuguesa vem ao Brasil para a segunda etapa optativa da disciplina de mesmo nome, iniciada em Agosto de 2018 pelo colaborador Dr. Jedson Francisco Cerezer. No mês seguinte, termina o prazo para a entrega do artigo científico que garantirá aos estudantes o título de pós-graduados em Arqueologia.
No segundo semestre de 2019 está previsto o início de um novo curso com uma proposta um pouco diferente. Se trata de uma Pós-Graduação em Arqueologia: Gestão do Patrimônio, que está sendo planejada com a Faculdade Capivari.